Repertório

View Points

"EXAUSTÃO EM VIEWPOINTS: O Desenvolvimento Poético do Ator Através de um Treinamento Conjunto" propõe um treinamento com bases no teatro físico para desenvolver as potencialidades individuais de cada ator. Com influências do Lume Teatro, da Siti Company, entre outras, a oficina busca a consciência corporal e a instigação da criatividade do ator-criador pensante.

EXAUSTÃO EM VIEWPOINTS: O Desenvolvimento Poético do Ator Através de um Treinamento Conjunto é uma oficina de teatro que se baseia na aplicação de exercícios pré-determinados e específicos, que seguem princípios do método de treinamento Viewpoints, mas que não se restringe a ele, vez que usa a exaustão como estratégia de movimento e desbloqueio de entraves do corpo.

A proposta artística busca a investigação e instalação de um treinamento que visa preparar o ator para a cena, desenvolvendo seu potencial de criação, de forma que o corpo e a mente atuem juntos e se tornem aptos em todo o seu potencial para o momento sagrado da atuação.
A oficina visa ainda explorar vários níveis de consciência cênica do artista, pois o trabalho com o método Viewpoints exije uma atenção externa, para com outros corpos, agindo de forma contrária à exaustão, que requer uma atenção e um cuidado do ator para consigo mesmo.

Através da oficina visa-se também, a preparação corporal do intérprete com o objetivo de trabalhar o momento subsequente à esta preparação: a verdade cênica, o momento poético no qual o teatro acontece. A palavra poesia vem do grego, poiêsis, e significa criar. Através desse treinamento busca-se contribuir para a formação de um artista poético, capaz de criar constantemente.

Uma combinação de práticas que investigam a consciência corporal, as relações coletivas e a verdade interpretativa.

FICHA TÉCNICA

Grupo de Teatro

Ministrante
Fernanda Pimenta